04/06/14

A Alemanha do Pós Guerra

Texto informativo com datas e acontecimentos histórios da Alemanha no século XX e XXI. Alemanha esteve dividida em 1945 a 1989.

9 Novembro de 1989, cai o Muro de Berlim, ou seja o Mauer! Hoje o Mauer Parque é uns dos locais obrigatórios para qualquer turista que visite a cidade a um Domingo. Turista e não só é claro! Continua a ser um pouco de encontro de muitos Berlinenses aos Domingos de manhã para ir à feira e à tarde para fazer piqueniques com os amigos.

Encontrei este vídeo publicado pelo canal História que aborda a Alemanha do Pós Guerra:

19/04/14

Hamburg - dia 2

Previsão para o resto do fim de semana, 18 e 19 graus e sem chuva. Fixe!

Vale apena ver o site de turismo com muita informação.

Entrámos em autocarros para ter uma ideia sobre a cidade. O 37 levou-nos já para os arredores da cidade, fez-me lembrar o Grunewald em Berlin, com casas, casinhas e palacetes e lá pelo meio alguns prédios bem altos no meio da mata. Vai se lá perceber esta lógica...

A arquitectura continua a surpreender. Encontro prédios propositadamente bem tortos... por exemplo:

Uma zona vermelha, decandente, não fomos lá, apenas passámos de autocarro numa rua perpendicular.

Voltámos à zona Portuguesa e fomos almoçar frango de churrasco no O Frango. Mal entrámos falaram sempre português, devem nos ter tirado pela "pinta". o Dono enquanto servia ia falando bem alto para as pessoas que estavam lá sentadas numa grande mesa. É o que é tipicamente poruguês. Comer e falar alto... restaurante pequeno e cheio. Demoramos umas 2 horas para sair de lá... muito trabalho e pouca gente a atender. Ainda perguntei se era sempre assim ou era por ser um fim de semana prolongado. Disseram que era sempre assim, mas agora com menos 2 pessoas atender por estarem de férias. Ali cobraram 2,50€ por uma bica! Chiça! Frango de churrasco que não sabia ao mesmo, mas era bom. Um frango com batata frita aos cubos e salada 14,95€, uma Sangres de garrafa 2€, um pudim caseiro 4€. Chegámos à noite sem fome...

Dia de visitar a Cripta e a Torre da Igreja Der Michel. No site da igreja dá para ver panoramicas de 360º Lá em cima tinham mapas por zonas com legendas. Uma dela fazia referência ao quarteirão português. Pois, percebo, como tantos restaurantes. Ainda andámos a ver os nomes nas campainhas d do prédios lá da zoa para perceber onde é que a comunidade vive.  E sim, encontrámos alguns nomes espalhados pela zona.
Também por aquela zona existem muitas igrejas de várias comunidades e crédos.

Alugámos bicicletas da cidade que estão espalhadas por vários postos. Em Berlin existem iguais, só que em vez de custarem 12€, custam 9€ pelas mesmas 24 horas de utilização.
O que é preciso para alugar uma bicicleta: criar uma conta registo, ter um cartão de crédito ou débito. Tentámos com o cartão Commerzbank alemão e não foi possível, tentei com o da Caixa Geral de Depósitos e já deu. Vai se lá saber porquê...

Páscoa!
Estamos em véspera da páscoa e no Porto fazem programas para especiais para esta noite. Entre as 20:00 e as 23:00 horas, oferecem programas só com a viagem ou com comida e bebida e passar na zona das fogueiras. Parece que é tradição fazerem fogueiras na rua. Acabámos por não ver nenhuma pela cidade... devem fazer em sitios próprios.

Hamburg

Fim de semana planeado em cima do joelho quando démos conta que o fim de semana seria prolongado. Aqui a Páscoa tem 2 feriados, sexta e segunda. Atiramos para o ar uns quantos sítios que gostariamos de visitar e a "roleta" ditou Hamburg.

Com hóteis carríssimos, quisemos experimentar o Airbnb. Viagem de Bus, porque ir de comboio era estretamente caro e neste fim de semana alugar carro estava fora de questão, pela época alta... Ainda por cima Bus com Wifi gratuito!

Sexta-feira Santa, dia da partida, recebemos SMS a lembrar a saida da partida e que teriamos que lá estar 15 minutos antes! Uau, muito profissional! Chegamos lá uns 20 a 25 minutos antes e já estava um mar de gente à espera. Sub-alugaram outro autocarro para levar tanta gente. Fomos para o autocarro sub-alugado por ter menos gente à espera de entrar. Como era diferente não tivemos Wifi, mas era muito confortável. Fim de semana prolongado, algum transito à saida de Berlin, e obras na estarda fez-nos abrandar e por vezes parar o ritmo...

Pelo caminho a paisagem era muito semelhante, campos e campos agrários. Mesmo a chegar às portas da cidade de Hamburg... primeira impressão sobre a cidade, mesmo antes de chegar à estação: uau cidade limpa e com casas e prédios em tijolo de burro escuro. Fez lembrar, de certa forma, Madrid.

Chegámos uns 20 minutos atrasados a Hamburg. Já estava o senhor do quarto a ligarnos para saber onde estávamos...
Antes de sair do autocarro encontrei uma moeda de 2 euros no chão! Humm, acho que isto poderá querer dizer alguma coisa! Isto vai correr bem, pensei! Eheheh

Cinco minutos a pé e chegámos à nossa casa. O Senhor super atencioso, deixou-nos escolher entre 2 quartos. Escolhi o que tinha vista para a praça em vez do que tinha vista interior, que era mais escuro e tinha um cheiro esquesito. Nova lei na cidade, toda a gente que pernoita tem que pagar 1 euro por pessoa. Ora tinha 2 € na carteira e com os novos 2€ no bolso, conta certa no final e com recibo para garantir que o dinheiro vai para o sítio certo.
Perguntámos a que horas tinhamos que sair no Domingo e deixou-nos à vontade para sairmos quando bem nos apetecesse. Deu-nos muito jeito para não teremos que carregar as mochilas até às 19:45h.

Ligamos-nos à Internet e falamos com a avó C. para desejar um bom 88º aniversário!
Estavamos famintos de comida portuguesa! Tinhamos ouvido falar que ali haviam muitos restaurantes portugueses. Apanhámos o metro e seguimos até à zona do Porto.
Pelo caminho apanhámos muita gente de toda a parte do mundo nos transportes. Será muito arriscado dizer que pareciam mais variados do que em Berlim? Humm, pois também não sei. Mas achei as pessoas diferentes. Ah, perto de casa, vimos mulheres paradas em frentes a prédios... homens sentados na praça... um ambiente pesado... fez-me lembrar quando fui para Lisboa, a zona do Intendente e Anjos na Avenida Almirante dos Reis em 2009, só que desta vez não vi drogarem-se na rua.

Saimos da estação aberta junto ao Porto e ficámos encantados com a Arquitectura! Ali convivem muito bem os prédios históricos com os modernos. Todos muito bem recuperados. Não há casas velhas, feias, abandonadas... Construiram edificios que fazem lembrar os barcos, pela formas e pelos materiais escolhidos no exterior.

Andámos, andámos até que fomos ter a uma rua em que tinha porta sim, porta sim restaurantes portugueses. A escolha ficou dificil, mas acabámos por entrar no O Pescador com uma decoração castiça. Fiz questão de falar em português quando falavam alemão connosco. Achei-os antipáticos. Demoraram um tempão para nos antender. Pelos menos vieram 4 pessoas para nos atender à mesa... mas adiante! Ali servem sempre pão fatiado com maionese de ervas e azeitonas. É oferta da casa enquanto não chega a comida. Em Portugal fazem quase o mesmo, mas desta vez tem que se pagar... Pedimos peixe grelhado para 2 pessoas. Não me impressionou nada, o peixe era mole...

Saimos de lá e fomos directos para a pastelaria mesmo em frente. Estavam as funcionárias a falar alto, Aqueles sujaram tudo ali!!! A casa estava cheia... fui ao balcão pedir um um café e um pastel de nata. A senhora até engoliu em seco, deve ter pensado ups estes perceberam o que eu disse...

Café Delta que soube mesmo muito bem depois do peixe grelhado! Acho que é quando me sabe melhor!!! Bica 1,60€ e pastel de nata 1€, mais barato do que em Berlin. Soube bem! Podemos começar a visitar a cidade! E seguimos até ao Porto. Os ventos estavam fortes, as nuvens começaram a descarregar e adiámos a visita ao ex Navio Escola Sagres. Foi comprado e rebatizado e agora está ancorado no Porto, paga-se para se visitar.

14/04/14

Ostern = Páscoa

Estamos quase na Páscoa = Ostern

Nas ruas encontro alguns jardins particulares com as pequenas árvores enfeitadas com ovos pendurados. Como este da imagem que retirei da Internet.

A família reune-se em Portugal e mais uma vez ficamos longe e sozinhos.
Abril é o mês dos aniversários, "metade" da minha família e amigos fazem anos em Abril.
Por aqui, Abril deve ser o mês mais "bipolar" que possa existir. Ora agora pode estar a fazer sol, como de repente começa a chover, volta o sol, cai graniço e volta o sol... quatro estações num dia, num mês!?

09/04/14

Audio histórias

Andei a pesquisar na Internet audio histórias em alemão, bem, existem muitíssimas!!!

Esta é uma versão engraçada. Conta a história em inglês e alemão e ainda dá para ver páginas do livro. Ouvir e ler é do melhor para ajudar a memorizar! Gosto disto!

Ou então a mesma história, mas agora só lida em alemão, mas dá para ler em bilingue:

Aqui, neste canal do Youtube têm muitas pequenas histórias.

08/04/14

Videos de animação

Encontrei estes vídeos de animação que ensinam coisas básicas sobre a língua alemã.

Hoje voltámos a abordar o Konjunktiv II. O que está acontecer na realidade e o que gostariamos que estivesse acontecer. Konjunktiv II é sobre o que é irreal.

Tinhamos que falar com a comunição sem palavras e o David (madrileno) diz que na Bulgária um sim é abanar a cabeça de um lado para o outro, ou seja, o que corresponde a um não nosso. A June disse que na Índia tem o mesmo significado.
Contar 1, 2, 3 pelos dedos é diferente em PT ou na Alemanha. Já em Italia contam das duas maneiras.

Mais uma vez o fantástico blog tem um post sobre o assunto e tem dicas interessantes:

Peixe fresco

Hoje pensei em fazer uma sopa de peixe e passei no supermercado Kaiser´s, porque sei que lá têm sempre.

Cheguei lá e não estava ninguém para atender. Fui fazer outras compras e voltei lá e nada, fui ao balcão do lado chamar, foram logo atender-me.

Apontei para o que queria e a senhora com uma espécie de garfo espeta no peixe e quando vai para colocar em cima do papel deixou cair para trás do balcão, eu não sei para onde caiu, mas disse-lhe que queria que cortasse umas postas frescas do rabo do salmão. Faz-me cara feia e diz-me que tinha lá 2 cortadas e eu ateimo que quero novas postas e ela insiste e eu também. Ela pega na posta do peixe vira-se para trás e abana a cabeça como quem diz: Olha-me este! Isto só comprova como são abrutalhados e sem sentido nenhum de atendimento ao cliente!!!
Depois pesa e embrulha o peixe. Eu digo que é tudo. Ela muito bruta e falsa diz-me: Tenha uma boa tarde! E eu digo: Adeus! Mas na verdade deveria ter virado costas ao ela estava abanar a cabeça. Quando se tivesse virado dava com as beiças no vazio e com as novas postas à frente dos olhos. Que gente esta! Sem respeito pelo outro! São porcos e basta, raios! Será que ninguém dá formação a esta gente?!

Por hoje já não vou fazer sopa de peixe... vou antes fazer uma salada para acabar com ingredientes que estão no frigorífico.