19/04/14

Hamburg

Fim de semana planeado em cima do joelho quando démos conta que o fim de semana seria prolongado. Aqui a Páscoa tem 2 feriados, sexta e segunda. Atiramos para o ar uns quantos sítios que gostariamos de visitar e a "roleta" ditou Hamburg.

Com hóteis carríssimos, quisemos experimentar o Airbnb. Viagem de Bus, porque ir de comboio era estretamente caro e neste fim de semana alugar carro estava fora de questão, pela época alta... Ainda por cima Bus com Wifi gratuito!

Sexta-feira Santa, dia da partida, recebemos SMS a lembrar a saida da partida e que teriamos que lá estar 15 minutos antes! Uau, muito profissional! Chegamos lá uns 20 a 25 minutos antes e já estava um mar de gente à espera. Sub-alugaram outro autocarro para levar tanta gente. Fomos para o autocarro sub-alugado por ter menos gente à espera de entrar. Como era diferente não tivemos Wifi, mas era muito confortável. Fim de semana prolongado, algum transito à saida de Berlin, e obras na estarda fez-nos abrandar e por vezes parar o ritmo...

Pelo caminho a paisagem era muito semelhante, campos e campos agrários. Mesmo a chegar às portas da cidade de Hamburg... primeira impressão sobre a cidade, mesmo antes de chegar à estação: uau cidade limpa e com casas e prédios em tijolo de burro escuro. Fez lembrar, de certa forma, Madrid.

Chegámos uns 20 minutos atrasados a Hamburg. Já estava o senhor do quarto a ligarnos para saber onde estávamos...
Antes de sair do autocarro encontrei uma moeda de 2 euros no chão! Humm, acho que isto poderá querer dizer alguma coisa! Isto vai correr bem, pensei! Eheheh

Cinco minutos a pé e chegámos à nossa casa. O Senhor super atencioso, deixou-nos escolher entre 2 quartos. Escolhi o que tinha vista para a praça em vez do que tinha vista interior, que era mais escuro e tinha um cheiro esquesito. Nova lei na cidade, toda a gente que pernoita tem que pagar 1 euro por pessoa. Ora tinha 2 € na carteira e com os novos 2€ no bolso, conta certa no final e com recibo para garantir que o dinheiro vai para o sítio certo.
Perguntámos a que horas tinhamos que sair no Domingo e deixou-nos à vontade para sairmos quando bem nos apetecesse. Deu-nos muito jeito para não teremos que carregar as mochilas até às 19:45h.

Ligamos-nos à Internet e falamos com a avó C. para desejar um bom 88º aniversário!
Estavamos famintos de comida portuguesa! Tinhamos ouvido falar que ali haviam muitos restaurantes portugueses. Apanhámos o metro e seguimos até à zona do Porto.
Pelo caminho apanhámos muita gente de toda a parte do mundo nos transportes. Será muito arriscado dizer que pareciam mais variados do que em Berlim? Humm, pois também não sei. Mas achei as pessoas diferentes. Ah, perto de casa, vimos mulheres paradas em frentes a prédios... homens sentados na praça... um ambiente pesado... fez-me lembrar quando fui para Lisboa, a zona do Intendente e Anjos na Avenida Almirante dos Reis em 2009, só que desta vez não vi drogarem-se na rua.

Saimos da estação aberta junto ao Porto e ficámos encantados com a Arquitectura! Ali convivem muito bem os prédios históricos com os modernos. Todos muito bem recuperados. Não há casas velhas, feias, abandonadas... Construiram edificios que fazem lembrar os barcos, pela formas e pelos materiais escolhidos no exterior.

Andámos, andámos até que fomos ter a uma rua em que tinha porta sim, porta sim restaurantes portugueses. A escolha ficou dificil, mas acabámos por entrar no O Pescador com uma decoração castiça. Fiz questão de falar em português quando falavam alemão connosco. Achei-os antipáticos. Demoraram um tempão para nos antender. Pelos menos vieram 4 pessoas para nos atender à mesa... mas adiante! Ali servem sempre pão fatiado com maionese de ervas e azeitonas. É oferta da casa enquanto não chega a comida. Em Portugal fazem quase o mesmo, mas desta vez tem que se pagar... Pedimos peixe grelhado para 2 pessoas. Não me impressionou nada, o peixe era mole...

Saimos de lá e fomos directos para a pastelaria mesmo em frente. Estavam as funcionárias a falar alto, Aqueles sujaram tudo ali!!! A casa estava cheia... fui ao balcão pedir um um café e um pastel de nata. A senhora até engoliu em seco, deve ter pensado ups estes perceberam o que eu disse...

Café Delta que soube mesmo muito bem depois do peixe grelhado! Acho que é quando me sabe melhor!!! Bica 1,60€ e pastel de nata 1€, mais barato do que em Berlin. Soube bem! Podemos começar a visitar a cidade! E seguimos até ao Porto. Os ventos estavam fortes, as nuvens começaram a descarregar e adiámos a visita ao ex Navio Escola Sagres. Foi comprado e rebatizado e agora está ancorado no Porto, paga-se para se visitar.