25/07/13

Custos com a alimentação

O IVA aqui é de, no máximo, 19%, logo, verifico que algumas coisas são mais baratas aqui, por exemplo, produtos de higiene, já no que toca a comprar alimentos no supermercado, eu acho que é mais caro, pelo facto de fazerem embalagens pequenas, por exemplo, pacotes de 500 gramas ou um pacote de arroz com 4 unidades de 125 gramas cada. O azeite é ouro líquido, meio litro 3,50€ no mínimo. Vi um lançamento do azeite Oliveira da Serra a 7 e outro a 8€ meio litro, talvez por ser novidade, mas tenho comprado azeite italiano. Os rótulos pouco dizem, com excepção do azeite português, mais nenhum diz o grau de acidez. Depois existem lojas especializadas em azeite onde podes provar e encher a garrinha na hora. Sim, é tudo em doses pequenas, garrafinha é o termo certo.

Não entendo muito bem a lógica deles, são mais embalagens, logo encarece mais. Ou então entendo, porque vejo as pessoas maioritariamente a pé a fazer as compras do dia a dia e assim fica mais leve para transportar – eu entendo bem isso. Mas também apercebo-me que fica barato ir comer fora e que as pessoas não sabem ou não querem saber cozinhar porque comem na rua em família.

Têm o péssimo hábito de colocar os preços por 100 gramas e não por quilograma. Lembro que no inicio vi nêsperas marcadas com o preço 0,79€, como gosto muito quase que enchi o saquinho delas, quando fui a pagar fiquei azul, 6€ e qualquer coisa, ahhh como? Mas eu vi outro preço marcado... pois mas era por cada 100 gramas. Ou então o preço marcado é por cada fruta ou vegetal. Vi figos, que por acaso vinham do brasil a 0,79€ ou abacate a 1,09€ ou uma couve-flor a 1,79€ ou uma alface a 1,29€. O pouco peixe fresco que vi, o preço também é marcado por 100 gramas... Aqui vê-se muito o peixe em filetes frescos, então e como é que sei se é fresco ou não? Já não têm olhos ou guelras...

Apetecia peixe fresco e vi Dourada a 1,49€ por cada 100 gramas. Pedi duas e paguei 10 € e uns trocos. O embrulho era surpreendente, que pena não ter fotografado, era como se fosse um belo presente num belo embrulho, passo a tentar descrever: cada dourada estava enbrulhada num papel parecido com vegetal e dentro de um saco que parecia de aluminio fechado com aquele fecho de cola rápida. Como não tenho grelhador, coloquei-as numa frigideira untada com um pouco de azeite e para acompanhar uma bela de uma saladinha variada, hummm já fiquei um pouco mais perto de Portugal :)

 E as cenouras são sempre caras e estas da embalagem são de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário