05/01/14

Depressivo? Lâmpadas infravermelhos ajudam

Andava depressivo, sem energia, a falta do sol, dias curtos e cinzentos, longe das festividades familiares sentia-me mal e não conseguia explicar o que sentia. Andava a dormir mal também por graças aos horários da australiana que chega de madrugada e faz barulho. Sai de casa e fui ao Rossman (cadeia de lojas, estilo drogaria) e comprei um candeeiro com uma lâmpada infravermelhos, só naquela, nem pesquisei sobre o assunto, apenas tinha lido uma vez num blog uma brasileira ter relatado que teve que comprar uma luz quando estava a viver na Suécia pela carência que sentia na falta do sol.

Comprei isto na sexta à tarde, vim para casa, li as instruções que avisavam para não utilizar mais de 12 minutos de exposição a uma distância minima de 60 cm e estar sempre com os olhos fechados. Assim fiz, olhei para o relógio, coloquei a lâmpada em cima da mesa, sentei-me na cadeira, fechei os olhos e imaginei que estava numa esplanada a apanhar sol porque se sente um calorzinho. Ao longo dos 12 minutos fui-me me mexendo, rodei a cabeça para um lado, para o outro, virei-me de costas. Ontem fiz a mesma coisa. O incrível é que sexta à noite já me sentia diferente. Ontem estava com bué energia e hoje também e ainda não fiz a sessão... aliás nem sei quanto tempo poderei fazer isto, só sei que não se deve abusar. Sinto como se tivesse bebido um bom café!!! Ou um bom chá verde!!! eheheheh

 

Comprei uma da marca Sanitas com 100 Watts, é igual ao da imagem, foram os 9,99€ mais bem gastos :) Hoje pesquisei sobre o assunto que me ajudou a explicar o meu bem estar:

"Em pequenas quantidades, a exposição aos raios ultravioleta é benéfica ao corpo humano. São responsáveis por estimular a vitamina D, que promove a absorção do cálcio (um mineral importante na formação dos ossos e dentes). Além de fortalecer o sistema imunológico, regula a pressão arterial, auxiliando na prevenção de doenças cardíacas. É capaz de prevenir contra diabetes tipo 2, tipos de câncer (mama, próstata, pulmão e intestino) e agir como um antidrepressivo."

"Como antidepressivo, doses de uma leve exposição solar são capazes de liberar a serotonina, uma substância produzida no corpo que provoca prazer e bem-estar. Psiquiatras, dizem que eles são capazes de curar casos de depressão sazonal (SAD - Seasonal Affective Disorders)






Sem comentários:

Enviar um comentário