02/01/14

Passagem do ano

A passagem do ano começou a ser preparada com alguns dias de antecedência, abriram lojas só para esta época festiva para vender foguetes e outros acessórios festivos... Alguns dias antes começaram-se a ouvir esporadicamente o rebentamento de foguetes. Os supermercados não quiseram ficar de fora e também tinham foguetes à venda... Tentámos resistir, mas acabamos por comprar um ramo deles, 20 foguetes variados por 5€ num dos supermercados.

Chegou a véspera, eram umas 16:30 já estava a anoiteceer, fomos até ao MauerPark para rebentar os foguetes. Fiz alguns vídeos nos rebentamentos dos foguetes. Claro que não poderiam ser grandes foguetes também pelo tamanho e preço, mas G. curtiu ter rebentado. Espetou no chão, acendeu com fósforos e fugiamos para detrás de uma estátua, mesmo assim um deles virou-se todo e ainda levei com qualquer coisa que se soltou na minha perna. Eu já estava com as mãos geladas de segurar no telemóvel e na câmara para filmar já só queria ir embora dali para fora, quando comecei a reparar num casal que passeava um carrinho no escuro do parque e em redores estavam outros foguetes arrebentar...

Acabou o bouquete de foguetes e fomos embora, pelo caminho até casa começou a ficar agreste andar na rua. Pais com filhos pequenos, alguns nos carrinhos de bebé na rua arrebentar foguetes perto das casas, das pessoas... as crianças saltavam de alegria. Alguns pais deixaram os filhos pequenos acender os foguetes quanto se afastavam do arrebentamento. Isto era impensável acontecer com os meus pais, muito menos com a minha mãe galinha!!! eheheheh

O som dos rebentamentos foi aumentando à medida que as horas foram avançando e quando chegou perto da meia noite foi a loucura pegada... durou horas e horas madrugada fora pum pumm pumm pum pumm poing pummmm pum. Corremos para a janela e só vimos pessoas nas varandas, janelas, telhados e nas ruas atirarem foguetes para todos os lados. No meio do cruzamento, em plena estrada colocaram garragas de cerveja em círculo para servirem de rampa de lançamento para os foguetes. Os carros quando queriam passar contornavam como se de uma rotunda se tratasse. Alguns destes foguetes seguiram uma tragetória mais inclinada e foram rebentar junto das janelas, eu assisti a um rebentamento mesmo à minha frente na janela do terceiro andar, o que vale é que nesta altura eu já tinha fechado a janela para não respirar a nuvem de fumo que mais parecia nevoeiro cerrado.

Felizmente que nunca assisti a uma guerra, mas isto fez-me lembrar uma guerra com tantos estrondos e rebentamento constantes... eram 4h e tal da madrugada ainda se ouvia e eu a querer dormir, 5h e a animação continuou, às 6h já era menos mas ainda se ouvia e eu a tentar adormecer, às 6h30 chega a australiana e mais alguém a fazerem barulho (como sempre, pouco discretos)...

Considero este bairro um bairro familiar, um bairro tranquilo, nem quero imaginar como será noutros bairros de maior agitação, onde vivem turcos, artistas e tal...
O problema é que para além dos foguetes ainda atiravam para as ruas bombas, assim sem mais nem menos sem qualquer precaução se estavam lá pessoas ou não... enfim, uma loucura!!! Mesmo assim as pessoas andavam na rua na boa... não compreendo como é que se podem divertir assim. E como não compreendo, preferimos ficar por casa e não arriscámos ir ter com os amigos para ir ver o fogo de artíficio num monte estratégico (raridade por estes lado haver montes ehehe).

No dia um as ruas amanheceram bem sujas, foi um dia cinzentão e alguns rebentamentos mais esporádicos. Ufffa só me questionava quando é que tudo isto ia acabar. Em Portugal o fogo de artificio é mais controlado e tem horas mais ou menos certas para arrebentar, 8, 13 minutos de fogo de artificio e pronto acabou, quem quiser pode se divirtir de outras maneiras e quem quiser dormir poderá fazê-lo. Agora questiono-me, então e as crianças? Será que conseguem dormir com tanto barulho na rua? Alguém me disse que tinha que ficar em casa com o cão ou o gato porque tinham muito medo, pois claro, agora percebo a razão!!!

Ah, Feliz 2014!!!
Frohes Fest und ein gutes neues Jahr!

,

Sem comentários:

Enviar um comentário