27/11/13

Verbos separáveis...

Hoje aprendi que existem verbos separáveis, ou seja, trennbare Verben.
Temos o nome do aparelho de TV: der Fernseher
Existe um verbo só para dizer que vês TV: fernsehen
Este verbo é divido em duas partes fern + sehen. Exemplo de frases:

fernsehen: fern + sehen
Bruno sieht am Abend fernBruno vê TV à noite.
Bruno sieht fernBruno vê TV.

anrufen: an + rufen      significa fazer uma chamada telefonica
ex: Sara ruft Niko an.     Sara chama Niko.

aufstehen: auf + stehen    levantar
ex: Bruno steht früh auf  O Bruno levanta-se cedo.

einkaufen: ein + kaufen      Loja
ex: Tina kauft im Supermarkt ein.   Tina compra no supermercado.

aufräumen: auf + räumen     Limpar
ex: Tina räumt die Küche auf.   Tina limpa a cozinha.

ausfüllen: aus + füller   Preencher
ex: Wir füllen ein Tabele aus.   Nos preenchemos uma tabela.

zuorden: zu + orden    Atribuir
ex: Sie ordenen Fotos und Wörter zu.    Você atribui fotos e palavras.

aukreuzen: au + kreuzen

Was machst du im Deutschkurs gern?
Was machen Sie im Deutschkurs gern?
Ich höre gern Musica.
Ich spreche gern.
Ich Schreibe gern.

Was machst du gern?
Ich köche gern und ich kaufe gern ein.

Aha, und was machst du nicht gern?
Ich sehe nicht gern fern.

O que tu gostas de fazer no curso de alemão?
O que você gosta de fazer no curso de alemão?
Eu gosto de ouvir Musica.
Eu gosto de falar.
Eu gosto de escrever.

O que você gosta?
Eu gosto de cozinheiros e eu gostaria de comprar um.

Ah, e o que você não gosta?
Eu não gosto de ver TV.





Sem comentários:

Enviar um comentário