29/11/13

Horas oficiais e horas em privado

Hoje é um dia especial. O meu primeiro sobrinho entrou para a escola, como terá sido o seu dia? Terá gostado? Ainda não sei. Vamos estar os dois quase ao mesmo nível na escola, embora a aprender matérias diferentes. Nestes dias tenho recordado os meus primeiros dias na escola, os meus TPC que fazia em casa dos meus avós antes dos meus pais chegarem a casa. Recordo-me de fazer cópias, de escrever os números por extenso, dos ditados que o meu avô me fazia e como eu tinha dificuldade em perceber as palavras começadas com a letra V e F devido à falta dos dentes da frente e da maneira como pronunciava as palavras eu trocava tudo e dava erros. Demorei algum tempo a ultrapassar esta dificuldade. Hoje aprendo alemão e eles escrevem palavras começadas com V que se pronunciam como se tivesse um F, palavras começadas com W que se leêm como se fosse um V. E dou por mim a fazer novamente um esforço para dizer as coisas correctamente, mas a ter sempre pequenos flashes dos tempos que já lá vão...
Ontem passei uma tarde diferente, cheguei a casa e andei a fazer outras coisas e deixei os tpc para último, eram quase horas de ir dormir e ainda não os tinha feito, e lembrei-me de outro momento da escola primária onde tinha como tpc fazer várias linhas só com a vogal U, já não me lembro os pormenores, mas ou terei esquecido de fazer ou não me apeteceu fazer e no outro dia demanhã antes de sair de casa foi a minha irmã que fez os meus tpc em três tempos com uma letra muito redondinha bem diferente da minha eheheh.
Nos últimos anos não tenho tido muito para escrever à mão, é tudo no computador e hoje dou por mim a olhar para a minha caligrafia e a pensar se não terei que escrever mais à mão para melhorar este aspecto. Em vez de fazer revisões aqui no blog, passar a fazer mais no papel. A fazer cópias para aprender a escrever as palavras estranhas com 4 e 5 consoantes seguidas. Depois também noto que a minha caligrafia não é coerente, ora escrevo palavras com um S à máquina ora à mão e de maneiras diferentes na mesma palavra se for preciso... os meus f minúsculos são estranhos, feios e até podem parecer quase uns j

Hoje aprendemos que os alemães têm duas maneiras diferentes de dizer as horas ou em privado (familia, amigos) ou em público como nos telejornais, rádio, cinema, transportes públicos. Então vamos a isso. O que eu já tinha aprendido e fiz um post sobre isso, foi a modo privado de dizer as horas.


HORAS EM PRIVADO:

09.00 Uhr / 21.00 Uhr  |  9 Uhr  
09.03 Uhr / 21.03 Uhr  |  Es ist kurz nachlogo depois das 9 
09.05 Uhr / 21.05 Uhr  |  5 nach 9  
09.10 Uhr / 21.10 Uhr  |  10 nach 9  
09.15 Uhr / 21.15 Uhr  |  Viertel nach 
09.20 Uhr / 21.20 Uhr  |  20 nach 9  
09.20 Uhr / 21.20 Uhr  |  10 vor halb 10  dez antes das 09:30 
09.25 Uhr / 21.25 Uhr  |  5 vor halb 10  cinco antes das 09:30  
09.30 Uhr / 21.30 Uhr  |  halb 10 
09.35 Uhr / 21.35 Uhr  |  5 nach halb 10  cinco depois de meia  
09.40 Uhr / 21.40 Uhr  |  10 nach halb 10 dez depois de meia  
09.40 Uhr / 21.40 Uhr  |  20 vor 10  
09.45 Uhr / 21.45 Uhr  |  Viertel vor 10   
09.50 Uhr / 21.50 Uhr  |  10 vor 10   
09.55 Uhr / 21.55 Uhr  |  5 vor 10   
09.58 Uhr / 21.58 Uhr  |  Es ist kurz vor 10 / gleich 10  pouco antes das 10 / quase 10



HORAS OFICIAIS:

09.00 Uhr  |  9 Uhr
09.03 Uhr  |  neun Uhr drei
09.05 Uhr  |  neun Uhr fünf
09.10 Uhr  |  neun Uhr zehn
09.30 Uhr  |  neun Uhr dreißig
09.40 Uhr  |  neun Uhr vierzig
12.45 Uhr  |  zwölf Uhr fünfundvierzig   doze horas e quarenta e cinco
13.48 Uhr  |  dreizehn Uhr achtundvierzig 
21.50 Uhr  |  einundzwanzig Uhr fünfzig 
23.15 Uhr  |  dreiundzwanzig Uhr fünfzehn 


Diferenças, na versão oficial diz-se sempre a palavra horas e os números, exemplo:
doze horas e cinquenta; vinte e duas horas e vinte e cinco.
Antes de dizer as horas, seja de uma maneira ou de outra, temos que dizer e escrever UM.


Diálogo entre um casal:

Um acht Uhr kommt die Tagesschau.
- Und was kommt am Abend?
Oh, um zwanzig von elf kommt ein Actionfilm mit Roger Moore.
- Kommt auch "Wer wird Millionär"?
Ja, um Viertel nach acht.
- Und wann kommt das "heute-jornal"?
Um Viertel vor zehn und dann um zehn Uhr das Sportstudio.


Noticiário na TV:

Um zwanzig Uhr die "Tagesschau".
Um zweiundzwanzig Uhr vierzig der Actionfilm "Mooranker - Streng geheim".
Die Quizshow "Wer wird Millionär" um zwanzig Uhr fünfzehn.
Das "heute-journal" um einundzwanzig Uhr fünfundvierzig und um zweiundzwanzig Uhr das "ZDF Sportstudio".

Sem comentários:

Enviar um comentário